Ecologia

 

Ecologia 
Conceito de ecologia, seres vivos e o meio ambiente, importância desta ciência

 

Definição

Ecologia é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interacções com o meio ambiente onde vivem. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo.

A Ecologia também se encarrega de estudar a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra.

Esta ciência é de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento, o trabalho dos ecologistas é de extrema importância.

Através das informações geradas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planejar acções que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.

Você sabia?

- Comemora-se em 5 de Junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.

 

Desequilíbrio Ecológico


O que é, problemas causados ao meio ambiente, exemplo, causas, ecossistema.

 

O que é o Desequilíbrio Ecológico 

A natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico. 

O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reacções em cadeia e repercutir directamente no funcionamento do ecossistema.

Causas

A acção do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na actualidade. Entre estas acções, podemos citar a desflorestação, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas.

Exemplo e consequências

Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insectos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insectos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas apenas naquela área. Com a diminuição das cobras, pode também aumentar o número de roedores (ratos, por exemplo) que podem invadir áreas residenciais próximas em busca de alimentos.

 

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.